terça-feira, 31 de julho de 2012

Viagem para São Paulo!! SOBRAPAR ai vamos nós..

No dia 21 de julho, fomos a Canelinha ,conceder uma entrevista para a Rádio Comunitária Canelinha, esclarecendo para a cidade o que é a Síndrome de Treacher Collins, quais suas manifestações, porque da necessidade da ida para São Paulo e salientando que o tratamento é longo e precisará da ajuda e apoio de todos. Apresentamos também para a cidade o valor que obtivemos no bingo, que foi realizado para ajudar nos custos da viagem. Com o dinheiro do bingo foi possível que o Gabriel e sua mãe conseguisse se locomover em São Paulo e conseguisse se alimentar. 

Gostaríamos de agradecer à Rádio Comunitária Canelinha que nos deu espaço em sua programação, todos que ajudaram com os prêmios para realização do bingo e todos de Canelinha que estão nos apoiando e dando suporte. 










Entrevista na Rádio Comunitária Canelinha




"Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade."





Festa na Rádio












Depois de uma noite de agonia e muita inquietação, chega o grande dia! 

No dia 22 julho, demos o ponta pé inicial para a busca de um sonho. Foi o dia do embarque para São Paulo. 

Com as consultas marcadas, hotel reservado e médicos a espera! Muita alegria no ar, sentimento de apreensão para encarar a cidade grande e muita emoção com a partida.

Rotina de consultas e realização de exames foram exaustivas e longas. Mas os resultados já apareceram!
São eles:

- cirurgia para o fechamento da fissura palatal encaminhada, aguardando somente os exames;
- avaliações com o médico otorrinolaringologista e estudando a possibilidade da reconstrução da orelha;

Não podemos deixar de ressaltar, a felicidade de ver uma luz no fim do túnel. Apesar de sabermos que esse túnel tem fim, devemos ressaltar que o caminho para chegar no fim é árduo e longo. Será uma maratona que vamos vencer. 
Iremos precisar de muito pensamento positivo, orações para que tudo corra bem e muita energia para superarmos as dificuldades. 

A luta continua.. 




Família do Gabriel aguardando o embarque em Florianópolis





Projeto Gabriel Social em ação





Projeto Gabriel Social dá um salve a todos!!

Sejam todos muito bem vindos 

Nós do Projeto Gabriel Social damos inicio à nossas atividades no mundo dos blogs hoje.

Viemos usar essa importante ferramenta da internet para divulgar nosso trabalho, informa-los das nossa atividades e procurar arrecadar recursos para que possamos ajudar nossos queridos anjinhos, que apresentam deformidades faciais e necessitam da nossa ajuda.

Nosso objetivo como projeto é: transformar o sonho de pacientes com deformidades faciais em realidade. Dar a oportunidade de que tenha uma vida mais tranquila, com menos preconceito, mais reconhecimento das suas capacidades e dignidade.

Toda a idéia brotou após um longo semestre de atividades no NAPADF (Núcleo de Atendimento a Pacientes com Deformidades Faciais) na UFSC. Neste local, realiza-se o atendimento, com maior enfoque,  a pacientes que apresentam fissuras lábio palatinas e, também, pacientes que apresentem deformidades faciais que necessitam de atendimento odontológico. 

Todos nós seres humanos possuímos defeitos e "imperfeições", que muitas conseguimos conviver e superar normalmente. Mas, as pessoas que assistimos no projeto apresentam deformidades estampadas em suas faces. Como conseguir esconder? Como conviver com essa diferença na sociedade? Como passar a vida toda sendo tratado como um estranho? Essa pessoa não é um Homo Sapiens Sapiens como todos os outros? 

Quando me deparei com todas essas questões e visões de quão difícil deve ser a vida de um portador dessa síndromes. Por quê não ajuda-los?


Mãe do Gabriel e Gabriel


Após o convívio com o paciente Gabriel que despertou a vontade de ajudar. Não há como descrever, a alegria e energia positiva que ele libera no ambiente onde chega. É um menino que transborda alegria, envolve a todos e desperta a curiosidade.

Gabriel é portador da síndrome de Treacher Collins,  síndrome de caráter genético, rara e possui como implicações clínicas: inclinação antimongolóide das fissuras palpebrais associadas ou não a colobomas da pálpebra inferior, hipoplasia malar, micrognatia, palato fendido, macrostomia, microtia (com possível surdez).

Um dia após uma consulta de rotina, a mãe de Gabriel me procurou para dizer que ele havia consigo uma consulta no instituto SOBRAPAR em São Paulo. Porém, estava muito triste, pois não sabia se seria possível a ida até São Paulo. Já houve a possibilidade de realizar as cirurgias outras quatro vezes, mas foram perdidas por falta de leito, entraves no hospital e falta de como se locomover

Fui para minha casa pensando em uma maneira de ajudar ele. Por onde começar? 

Surgiu a idéia de montar um projeto para tentar arrecadar dinheiro na iniciativa privada e ajuda de pessoas que estivessem dispostas a ajudar. 

Tudo deu muito certo e através das redes sociais conseguimos fazer com que o Gabriel viajasse e realizasse as consultas no SOBRAPAR. No entanto, o tratamento de pacientes com deformidades é longo e despende de inúmeras consultas, cirurgias e um suporte financeiro generoso. 

Perante a toda essa situação é que tive a iniciativa de montar esse projeto social para angariar fundos e possibilitar que pacientes com deformidades faciais possam ter uma vida mais tranquila, com menos preconceito, mais reconhecimento das suas capacidades e dignidade. 

Agradecemos a todos que nos ajudam e dão incentivo para continuar na luta. Que Deus ilumine a vida de todos. 



Inspiração e fonte de motivação do projeto, Gabriel.





No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. 
Albert Einstein